Inovações Protagonizadas pela APPT21
Consulte abaixo as inovações que foram protagonizadas pela Rede Diferenças.
Em 1994, a escola de Neurodesenvolvimento da APPT21 protagonizou uma verdadeira revolução epistemológica no âmbito do neurodesenvolvimento infantil: foi introduzida na prática clínica a nosologia neurodesenvolvimental, indexada à recém-publicada edição do DSM IV (1994). Até então, a classificação nosológica vigente no país baseava-se numa dicotomia muito simplificada: o sujeito exibia, ou não, um atraso do desenvolvimento. Ou exibia, ou não, uma depressão (abordagem psiquiátrica).
Por volta de 1994, a intervenção nas Perturbações do Neurodesenvolvimento era pouco profissionalizada e escassa, não dispondo a Unidade de Desenvolvimento do HSM de meios técnicos para proporcionar este tipo de serviços. Por esta altura, a Escola de Neurodesenvolvimento da APPT21 envolve-se, activamente, na formação de técnicos especializados e preparados para uma intervenção adequada e moderna de um ponto de vista técnico-científico. Esta formação foi realizada totalmente no estrangeiro (UK; França; e Holanda).
Como resultado da formação de técnicos especializados, a Escola de Neurodesenvolvimento da APPT21 protagoniza, a partir de meados da década de 90, a concepção e a criação de programas estruturados e específicos para as grandes áreas do neurodesenvolvimento e do comportamento. O primeiro destes programas foi a consagrada aplicação informática “Jogos da Mimocas” destinada, grosseiramente, ao ensino da leitura em crianças com trissomia 21 e outras causas de PDI (Teresa Condeço e Luísa Cotrim). A Escola de Neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS tem-se envolvido, desde então, na criação de aplicações informáticas, especificamente concebidas e desenhadas para populações com as mais diversas perturbações do neurodesenvolvimento, contemplando, entre muitas outras, diferentes áreas, a saber: leitura (descodificação; fluência; compreensão leitora; …), ortografia, competências matemáticas (numéricas; …), competências pessoais e sociais, linguagem e cognição. Todo este trabalho tem sido desenvolvido com grupos de investigação e com alunos de mestrado de faculdades de referência na área da engenharia e das ciências da educação.
A APPT21 adoptou, desde meados da década de 90 do século XX, um modelo de funcionamento típico de uma cooperativa, em que as receitas de cada técnico são formadas, exclusivamente, pelo seu trabalho, havendo lugar, em matéria de despesas, a uma contribuição variável e indexada aos encargos de funcionamento da instituição. Não poderá haver, consequentemente, qualquer distribuição de lucros.
No final da década de 1990, a escola de Neurodesenvolvimento da APPT21 formulou uma proposta metodológica assaz inovadora: a estruturação da análise das variáveis pediátricas segundo quatro grandes grupos:
- Variáveis orgânicas;
- Variáveis neurodesenvolvimentais;
- Variáveis comportamentais e emocionais;
- Variáveis sociais, culturais e afins: microssistema (família, …); mesossistema (escola, associações recreativas e desportivas, ….); e macrossistema (políticas e ordenamento jurídico, …).
No início da primeira década do século XXI, mais precisamente em 2004, após um período de actividade no CADin, a Cascais, a APPT21/DIFERENÇAS envolve-se na criação de pequenos núcleos regionais (alguns, como o do Porto, com o figurino de Centro de Neurodesenvolvimento), espalhados pelo país, iniciativa que permitiu o acesso mais fácil aos serviços da instituição. Criou-se, assim, pelo país, uma teia de pequenas unidades de intervenção, que passou a designar-se, de forma simplificada, REDE DIFERENÇAS.
Em meados da primeira década do século XXI, com a equipa já sedeada nas instalações da Bela Vista, a escola de Neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS protagoniza a introdução da análise fenomenológica das manifestações das diferentes perturbações do Neurodesenvolvimento (ou, por outras palavras, dos seus critérios classificativos), como, por exemplo, a análise fenomenológica das Estereotipias ou do Défice de Atenção. Esta abordagem, muito difícil e exigente, não tem sido replicada pelas outras escolas de Neurodesenvolvimento nacionais e mesmo internacionais, embora constitua, indubitavelmente, um exercício de enorme interesse e importância clínica.
No fim da primeira década do século XXI, em matéria de Modificação das Mentalidades, a escola de Neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS engaja-se à proposta formulada pelo insigne publicitário Pedro Bidarra, que, tal como vem plasmado nas guidelines sobre a Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, “num assomo de inigualável criatividade, Pedro Bidarra formulou uma genial proposição: a Valorização das Diferenças. Para muitos utópica, este nova proposta assenta na ideia de que é possível reverter uma Diferença (ou para sermos mais crus, um defeito), geradora de uma desvalorização social, num enaltecimento diferenciador e sedutor; e que os factores de singularidade e de distinção poderão ser interpretados como positivos (e não como indesejáveis); e que o princípio da harmonia, da simetria, da correcção formal poderá ser desafiado pela própria Diferença e substituído por ordenamentos e preceitos bem diversos; e que é possível, por fim, exaltar e valorizar a relação afectiva inter-pessoal, de forma a ensombrar-se a estranheza suscitada pela Diferença”.
No início da segunda década do século XXI, dá-se uma inovação epistemológica de grande significado, imputável à Escola de Neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS: a introdução do Perfil do Neurodesenvolvimento e do Comportamento. Provavelmente o maior avanço verificado na área do Neurodesenvolvimento, ainda desconhecido da maioria das escolas de Neurodesenvolvimento nacionais e internacionais, o PNC é fruto do árduo trabalho de uma vasta equipa e a expressão, também, de uma grande maturidade técnico-científica. Praticamente impossível de reproduzir por técnicos de outras escolas, o PNC, para além de proporcionar uma avaliação muito completa e compreensiva, trará, a médio prazo, implicações na nosologia do ND, ao descrever as capacidades e as limitações de cada sujeito e prescindindo do agrupamento das manifestações em síndromes algo artificiais, como é feito actualmente
Na sequência da introdução do PNC, é gerada uma outra inovação significativa, também da responsabilidade da escola de neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS: uma proposta original e complexa para a elaboração de um Guião de Intervenção, indexado ao PNC, e, portanto, específico para cada sujeito com uma perturbação do ND.
Na sequência da introdução do PNC, é gerada uma outra inovação da responsabilidade da escola de neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS: a proposta de concepção de Fenotipos Neurodesenvolvimentais e Comportamentais, expressa sob a forma de Perfis Sindromáticos do Neurodesenvolvimento e do Comportamento de base empírica (trissomia 21, por exemplo).
Em meados da segunda década do século XXI, é conhecida uma outra inovação da responsabilidade da escola de Neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS: a construção de algoritmos de diagnóstico para os critérios classificativos das diferentes perturbações do Neurodesenvolvimento, iniciativa absolutamente inovadora mesmo a nível internacional.
Na segunda década do século XXI, é iniciada a certificação de especialistas na área do neurodesenvolvimento, após frequência, com sucesso, de um plano de formação muito complexo e exigente, com uma duração curricular de dois anos. Para a obtenção do certificado emitido pela Rede APPT21/DIFERENÇAS, é exigida, desde então, a prestação de provas públicas, com júri constituído, em parte, por personalidades externas à instituição.
Na segunda metade da segunda década deste século, é iniciada, pela escola de Neurodesenvolvimento da Rede APPT21/DIFERENÇAS, a publicação de Guidelines para as Perturbações do Neurodesenvolvimento.
Uma outra inovação da responsabilidade da escola de neurodesenvolvimento da APPT21/DIFERENÇAS corresponde à inovadora metodologia de preparação e treino dos internos de Pediatria e de outros técnicos e terapeutas, baseada na análise neurodesenvolvimental e fenomenológica do neurodesenvolvimento (sinopse do NDC), procedimento único, mesmo a nível internacional.
A escola de Neurodesenvolvimento da Rede APPT21/DIFERENÇAS introduziu, na prática clínica, a dificílima análise neurodesenvolvimental, com base na visão estruturalista do Perfil do Neurodesenvolvimento e do Comportamento (input; processamento; e output).
A escola de Neurodesenvolvimento da Rede APPT21/DIFERENÇAS, no final da segunda década do século XXI, envolveu-se na produção dos primeiros algoritmos de intervenção nas Perturbações do Neurodesenvolvimento.
A escola de Neurodesenvolvimento da Rede APPT21/DIFERENÇAS introduziu, na prática clínica, a indexação dos itens do PNC às adaptações no processo de ensino-aprendizagem constantes no decreto 54/2018 (por exemplo, quais as medidas educativas adequadas para uma criança que apresenta uma perturbação da morfo-sintaxe; ou da cognição verbal; ou da socialização ; …).
A Rede APPT21/DIFERENÇAS estruturou-se segundo cinco sectores, cada um deles integrando serviços organizados em Consultas, Programas e Sub-Programas:
1. Sector de neurodesenvolvimento;
2. Sector de genética/neuropediatria;
3. Sector de saúde mental e do comportamento;
4. Sector social;
5. Sector de medicina do adulto com perturbações do neurodesenvolvimento.
A Rede APPT21/DIFERENÇAS, no final de 2019, criou um serviço exclusivo para adultos com perturbações do ND, mormente com PDI, denominado Sector DE MEDICINA DO ADULTO COM PERTURBAÇÕES DO NEURODESENVOLVIMENTO, integrando as seguintes valências assistenciais:
- PSIQUIATRIA;
- NEUROLOGIA;
- MEDICINA GERAL;
- NEUROPSICOLOGIA;
- NUTRIÇÃO.
Na segunda década do século XXI, a Rede APPT21/DIFERENÇAS envolveu-se, activamente, na divulgação do conceito ESSENCE proposto pelo insigne Prof. Christopher Gillberg e, como reconhecimento desta posição epistemológica, o seu Director Clínico foi convidado para membro da Gillberg Neuropsychiatry Centre (the GNC at Sahlgrenska Academy, University of Gothenburg, Sweden, is a platform for conducting research aimed at developing and establishing new methods for early intervention, examination, investigation and intervention/treatment in the fields of neuropsychiatry and developmental neurology (“ESSENCE”, i.e. Early Symptomatic Syndromes Eliciting Neurodevelopmental Clinical Examinations). World-leading research is currently being conducted at the GNC on for example autism, ADHD, motor abnormalities, tics and obsessive-compulsive disorder, eating disorders and conduct disorders).