Contrato-programa com a Segurança Social

A APPT21 é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com acordo atípico com a Segurança Social ao abrigo da portaria 1102/97 com resposta Social de Intervenção Precoce. No âmbito do SNIPI, integra a ELI Lisboa Norte e poderá acompanhar um máximo de 70 famílias.

A Intervenção Precoce na Infância é uma medida de apoio integrado que visa desenvolver acções específicas de natureza preventiva e habilitava no âmbito da educação, da saúde e da acção social a crianças dos 0 aos 6 anos, com deficiência, atraso de desenvolvimento ou em risco grave de atraso de desenvolvimento e suas famílias. Este apoio deve ser prestado nos contextos naturais de vida das crianças e envolver activamente os principais prestadores de cuidados, como potenciadores das suas capacidades desenvolvimentais, de forma a promover uma plena inclusão social. A Intervenção Precoce destina-se a crianças em situações de risco ou crianças que apresentam desvios no seu desenvolvimento. O conceito de “risco” pode englobar três categorias: risco estabelecido, risco biológico e risco ambiental:

Risco Estabelecido, refere-se a crianças que apresentam défices a nível do seu desenvolvimento, relacionados com perturbações diagnosticadas e associadas com o foro físico, como por exemplo, a trissomia 21, anomalias congénitas múltiplas.

Risco Biológico com base em factores pré-natal e pós-natal, em crianças que têm grandes possibilidades de vir a apresentar alterações ou défices no desenvolvimento.

Risco Ambiental refere-se a crianças que vivem durante os primeiros anos de vida experiencia muito limitadas e pouco significativas, particularmente em áreas como vinculação com a mãe, organização familiar, cuidados básicos (saúde e nutrição) e oportunidades.

No contexto actual da Intervenção Precoce, o enfoque é posto no sentido de ter em conta a influência dos contextos mais alargados no desenvolvimento da criança, pelo que cada vez mais é reforçado a atenção a outros aspectos determinantes do desenvolvimento, nomeadamente aquelas influências ambientais e intervenções que vão além das perspectivas tradicionais, mais restritivas e essencialmente terapêuticas.

APPT21Contrato-programa com a Segurança Social