É com muito prazer que divulgamos os nomes das personalidades laureadas com o Prémio MARIA TERESA PALHA de 2024.
- José Pedro Vieira
- David Rodrigues
- Manuel Sameiro de Miguel
A Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21, enquanto instituição particular de solidariedade social de referência, tem, como principal objetivo, a construção de uma sociedade inclusiva, capaz de concretizar o nobre ideal da Valorização das Diferenças, conceito assente na presunção de que é possível converter uma diferença geradora de uma desvalorização social num enaltecimento diferenciador e sedutor. O Prémio Maria Teresa Palha, a atribuir anualmente, com início no ano de 2018, assume como finalidade reconhecer individualidades que, pela sua relevância e pelo trabalho desenvolvido, tenham contribuído de forma decisiva e com particular impacto no apoio a crianças, adolescentes e adultos com Perturbações do Neurodesenvolvimento, quer através de uma abordagem teórica (introduzindo novos conceitos e metodologias; modificando as mentalidades; etc.), quer por meio de uma abordagem prática (apoio clínico directo; etc.) ou ainda por apoios materiais de diversa ordem.
De acordo com o regulamento para o ano de 2024, o Prémio Maria Teresa Palha distinguirá três personalidades nas áreas da:
- Pediatria do Neurodesenvolvimento, Neuropediatria e Medicina;
- Educação/Intervenção/Investigação/Associativismo;
- Acção Social.
ÁREA DA PEDIATRIA DO NEURODESENVOLVIMENTO, NEUROPEDIATRIA E MEDICINA:
- JOSÉ PEDRO VIEIRA, NEUROPEDIATRA
José Pedro Vieira é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com distinção. Especializou-se em Pediatria no Hospital de Santa Maria e subespecializou-se em Neuropediatria no Hospital de D. Estefânia, Lisboa, onde foi discípulo, entre outros, da Dr.ª Karin Dias (laureada em 2020 com o Prémio Maria Teresa Palha). Com um rigor científico excepcional, associado a uma preparação teórica inexcedível, dedicou particular atenção a crianças com doenças raras do foro neurológico. O seu trabalho em prol destas crianças e suas famílias, sempre realizado de uma forma generosa, incondicional e desprovida de qualquer interesse material, tem merecido os maiores encómios e reconhecimento público, razão de ser da atribuição do Prémio Maria Teresa Palha de 2024.
ÁREA DA EDUCAÇÃO/INTERVENÇÃO/INVESTIGAÇÃO/ASSOCIATIVISMO:
- DAVID ANTÓNIO RODRIGUES, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
David Rodrigues nasceu em Lisboa e é um dos mais prestigiados professores e investigadores da Educação Especial em Portugal. Concluiu o seu doutoramento em 1986, na Universidade Técnica de Lisboa – FMH – com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral. Em 2016, cessou a carreira de docente universitário como Professor Catedrático.
Coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991) e o Curso de Terapias Expressivas (1999) na mesma Universidade. Lecionou em universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa e Açores) e estrangeiras (KU Leuven, Campinas e Florianópolis).
Orientou diversas teses de Doutoramento e dissertações de Mestrado. Realizou, por convite, conferências em universidades estrangeiras e congressos internacionais, nomeadamente em Espanha, França, Reino Unido, Estados Unidos, Itália, Bulgária, Rússia, Lituânia, Brasil, Colômbia, México, Cabo Verde, Paquistão, EAU (Dubai e Abu Dabi) e Macau.
Foi presidente da Pró-Inclusão- Associação Nacional de Docentes de Educação Especial -, fundador e diretor da revista “Educação Inclusiva”. Lecionou e coordenou o curso de Mestrado em educação Especial da ESE Jean Piaget (Almada). É membro do Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Colaborou em iniciativas da UNESCO, UNICEF e da Handicap International. Representou Portugal em vários Projetos Europeus, nomeadamente Helios II e Tempus (na Ucrânia, Lituânia e Rússia). Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança.
Em reconhecimento do seu trabalho, em 2017, foi galardoado com o “Distinguished International Leader Award” pelo Council for Exceptional Children – DISES (Estados Unidos) e por este facto, recebeu um Voto de Congratulação unânime do Plenário da Assembleia da República (2021).
Publicou vários livros (34) em Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha e cerca de 100 artigos em revistas da especialidade. Pertence ao Conselho Editorial de 12 revistas científicas em Portugal, Brasil, Espanha, França e Reino Unido.
Foi Embaixador Paralímpico em Pequim (2008) e é Conselheiro Nacional de Educação desde junho de 2015.
É um poeta. Escreveu 9 livros de poesia Haiku, com poesias publicadas em Português, Inglês, Japonês, Croata, Esloveno, Alemão, Espanhol, Russo e outras línguas.
David Rodrigues é ainda o pianista da mais antiga banda de jazz portuguesa em atuação – os “Dixie Gang“.
ÁREA DA ACÇÃO SOCIAL:
- MANUEL SAMEIRO DE MIGUEL: ADMINISTRADOR DE EMPRESA HOTELEIRA
Manuel Sameiro de Miguel é natural de Viana de Castelo, O seu percurso de vida, marcado por uma dedicação inicial à arquitetura, culminou numa carreira notável na hotelaria e no golfe, onde hoje é administrador de uma das mais prestigiadas redes hoteleiras do norte de Portugal, o grupo Axis.
Para além do seu sucesso profissional, destaca-se o seu compromisso com a inclusão social. Através de programas inovadores como o Valuable, tem sido o motor da integração de pessoas com perturbações do desenvolvimento intelectual no mercado de trabalho, proporcionando-lhes oportunidades reais e significativas. A sua visão foi essencial na implementação de projetos de grande impacto, como a participação em conferências internacionais e o desenvolvimento de programas Erasmus.
A sua determinação em promover a diversidade e a inclusão no setor hoteleiro, abrindo portas para tantas pessoas com perturbações do desenvolvimento intelectual, é um exemplo de liderança com propósito, e um legado que continuará a inspirar futuras gerações.
A cerimónia de entrega dos diplomas aos laureados com o Prémio Maria Teresa Palha de 2023 e de 2024 ocorrerá, em princípio, no Dia Internacional da Trissomia 21 do próximo ano, mais precisamente a 21 de Março de 2025, na cidade da Póvoa de Varzim.
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2018:
João Gomes-Pedro
David Casimiro de Andrade, f.
Maria da Graça Andrada, f.
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2019:
Luís de Mello Borges
Ana Maria Bénard da Costa
Pedro Bidarra
Alexandre Soares dos Santos, f.
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2020:
Karin Dias
Nuno Lacerda
Isabel Cottinelli Telmo, f.
Francisca Prieto
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2021:
Rosa Gouveia
Fernanda Torgal Garcia
Vítor da Fonseca
Paula Teles
Filipe de Botton
Alexandre Relvas
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2022:
José Boavida
Maymone Martins
Sónia Frota
António de Sousa
PERSONALIDADES LAUREADAS EM 2023:
António Levy Gomes
Carlos Neto
Leopoldina Viana
Iolanda Ribeiro
Helena Mata